O Carnaval é uma das melhores épocas para pegar a estrada e curtir sobre duas rodas. No entanto, destinos como Rio de Janeiro, Fortaleza, São Paulo e Belo Horizonte, costumam ter pistas bem cheias e exigem ainda mais atenção dos motocilistas.
Além de viajar de moto, quem gosta pode acompanhar os desfiles de carnaval – Foto: marcelo Messina / Liga Escolas de Samba SP
Para garantir que sua viagem seja segura e sem imprevistos, é essencial um bom planejamento. Separamos sete dicas para você aproveitar ao máximo sua aventura de moto neste feriadão.
No carnaval cidades litorâneas são bastante procuradas – Foto: arquivo
Como vai sua moto?
Nada pior do que ficar parado com a moto sem funcionar no meio do caminho. Antes de pegar a estrada neste carnaval faça um check-up completo: óleo, pneus, freios, luzes e sistema elétrico.
Confira sempre os itens de desgaste como pastilhas de freio – Foto: divulgação / Yamaha
Planejamento pro Carnaval
No seu planejamento, fique bem ligado ao caminho que você vai seguir. Pesquise sobre as condições das rodovias e opte por trajetos mais seguros e com boa infraestrutura. Hoje em dia, os aplicativos de navegação podem te ajudar muito nessa tarefa. Além disso, se for para muito longe, planeje paradas estratégicas para descansar, esticar as pernas e abastecer sua moto.
Confira sua rota, se tem pedágios e estradas em boas condições – Foto: arquivo
Equipe-se
Além dos itens obrigatórios, como o capacete (de preferência fechado), utilize também jaqueta, luvas, calça e botas adequadas. Além de você se equipar, não se esqueça de levar uma capa de chuva, mas aí vai depender do seu destino e caminho.
Utilize equipamentos de boa qualidade, sua segurança vale o custo – Foto: arquivo
Carnaval com chuva
Chuva e moto são coisas que não combinam muito, mas isso não deve ser um impedimento para sua viagem. Antes de sair consulte a previsão do tempo não só no seu destino, mas por todo o seu percurso. Em caso de tempestade intensa, pare em um local seguro e aguarde as condições melhorarem, depois, só seguir viagem.
Alguns destinos tem previsão de chuva, redobre a atenção – Foto: arquivo
Evite dirigir a noite
Pilotar a noite já é perigoso por conta da visibilidade e a possibilidade de ter mais animais atravessando a pista. Como se não fosse suficiente, em época de carnaval o perigo é ainda maior, pois é mais comum pessoas (irresponsáveis) alcoolizados dirigindo ou pilotando no trânsito.
mesmo que a iluminação da moto seja boa, é melhor evitar viajar de noite – Foto: arquivo
Ferramentas
Independente do seu destino nesse carnaval leve um kit de ferramentas básicas para ajudar na realização de alguma manutenção de emergência durante a viagem. Além do kit que já vem na motocicleta, leve um reparador de pneus, pode te salvar de ficar parado na estrada.
Caso sua moto utilize câmara de ar, leve uma de reserva – Foto: arquivo
Respeite as regras de trânsito
Essa dica é na verdade uma regra. Nada de excesso de velocidade ou ultraagens arriscadas. Respeite os limites das rodovias, mantenha a distância dos outros veículos, ou seja pratique a pilotagem defensiva. A ideia é chegar e voltar do Carnaval com segurança. E lembre-se sempre: se for pilotar, não beba!
Respeite sempre as leis de trânsito – Foto: arquivo