Infelizmente, o transporte público brasileiro é deficitário, especialmente fora das grandes capitais. E por isso vemos cada vez mais pessoas adquirindo um carro ou moto para poder ir e vir por aí com tranquilidade.
Mas qual é melhor, automóvel ou motocicleta? A escolha precisa estar alinhada a alguns fatores, como: preferência pessoal, estabilidade financeira, necessidade familiar, dentre outros.
Iremos apresentar para você algumas opções que te ajudarão a realizar a escolha ideal para iniciar 2022 acelerando, seja sobre duas ou quatro rodas.
Carro ou moto: vantagens das duas rodas
Uma das principais vantagens das motocicletas está na economia. Menores e mais leves, as motos costumam rodar mais e gastar menos combustível – aproveite para ver motos que fazem mais de 50 km/litro.
E não é apenas no combustível que as motocicletas gastam menos. O custo da manutenção de uma moto é muito inferior, dado a menor quantia de componentes e o preço mais ível das peças de reposição. Para se ter uma ideia, algumas motos sequer têm filtro de óleo.
Como custam menos, os impostos (sobretudo o IPVA) também pesam menos no bolso dos proprietários. Outra importante economia é a de tempo, pois sobre duas rodas é mais fácil encontrar rotas alternativas para fugir do trânsito, além de poder circular nos corredores.
Por fim, é possível usar a moto para trabalhar. Se você deseja prestar serviço para aplicativos de celular, por exemplo, as motocicleta possuem a vantagem de não precisarem ar por avaliação de modelo e ano, diferente da seleção criteriosa pela qual am os carros.
Desvantagens da moto
Mas nem tudo são flores nesta dúvida entre comprar um carro ou moto. Como sempre existe um outro lado da moeda, as motos também possuem suas desvantagens.
Uma das mais lembradas é a dificuldade de levar volumes grandes, compras, encomendas, caixas. Claro que um bauleto ou compartimento sob o banco irá lhe ajudar, mas a capacidade de transporte jamais irá se comparar com a de um carro.
Outro porém está na chuva ou frio, uma vez que a moto deixa o piloto totalmente exposto às adversidades climáticas. Diferente do carro, não há teto ou ar condicionado. A exposição física também deixa o motociclista mais vulnerável em caso de acidentes.
Carro ou moto: qual é melhor?
Não necessariamente o carro é superior. A resposta vai depender bastante do seu cotidiano e estilo de vida. Tudo na verdade pode ser uma simples questão de organização.
Os carros possuem a vantagem de comportar mais bagagens e até cinco pessoas. Com ele, é possível realizar viagens em família e também servem de utilização para transportes de emergência.
Desvantagens de possuir um carro
As desvantagens são várias. Podemos começar pelo alto custo de manutenção, complexidade da mecânica e valor salgado do IPVA. Via de regra, ele costuma cobrar 2% do valor do bem.
O gasto com combustível pode ser outro problema. Existem muitos carros ‘’bebedores de gasolina’’, que são verdadeiros vilões quando o assunto é economia. Contando com o atual preço do combustível, é possível que você deixe o carro mais na garagem do que em movimento.
O trânsito não fica fora dessa. Todos os dias, milhares de pessoas demoram horas para chegar em casa, devido à alta quantidade de carros engarrafados nas vias urbanas. Enquanto isso, motos, metrôs e até os ônibus chegam mais cedo ao destino.
Ter um carro talvez remeta à ideia de comodidade e segurança. Porém, você estará exposto a inúmeros problemas que não te contam nos comerciais de televisão.
Seja criterioso ao analisar qual dos dois é melhor
É imprescindível pensar duas vezes antes da tomada de decisão. Considere seu estilo de vida e seu contexto atual. Eles são tão importantes quanto o aspecto financeiro.
Se você é aventureiro, gosta de viajar, é pontual e não precisa se deslocar com mais de um ageiro, uma motocicleta pode ser o mais recomendado. Já se você possui família, dá preferência à comodidade de carregar bagagens e não vê problema em comprometer uma fatia maior da renda, a conveniência do carro pode falar mais alto.