Se você está na dúvida entre comprar uma Lander ou Tornado 300, estamos aqui para lhe ajudar! Separamos alguns fatores que apontam qual irá atender melhor as necessidades e preferências de cada motociclista. Bora descobrir qual se encaixa melhor ao seu estilo?
Lander ou Tornado 300, como escolher?
Tanto Yamaha quanto Honda têm pontos positivos. Além disso, estão no mesmo segmento de motos trail de média cilindrada, comprometidas com a versatilidade, economia e desempenho mesmo em terrenos ruins. Ou seja, são boas motos e que devem satisfazer quem busca uma parceira para todas as aventuras, seja na selva de concreto ou no meio do mato.
Porém, são concorrentes diretas. Assim, cada uma aposta em seus próprios diferenciais para conquistar espaço num segmento amplo e disputado. Abaixo, veja especificidades dos modelos e descubra qual irá se encaixar melhor às suas preferências.
Escolha a nova Tornado se você…
1. Prioriza desempenho
A disputa entre Lander ou Tornado 300 começa com uma vantagem da Honda na ficha técnica. Afinal, a nova XR 300L entrega 24,8 cv de potência e 2,74 kgf.m de torque máximos, graças ao motor de 293,5 cilindradas.
Ou seja, são 19% mais potência e 30% mais torque que a Lander 250, com seus tímidos 20,9 cv e 2,1 kgf.m. Na prática, a Tornado irá agradar quem busca acelerações e retomadas rápidas, assim como facilidade para manter altas velocidades em rodovias. Além disso, a Honda possui câmbio de 6 velocidades, contra a veterana caixa de 5 marchas da Yamaha.
2. Valoriza tecnologia
A Tornado 300 é um projeto bem mais recente que a Lander 250. Enquanto a Honda ainda nem chegou às lojas e sua base está na CRF 250F lançada em 2018, a Yamaha mantém muito da primeira geração da XTZ 250, apresentada em 2006 – e atualizada em 2018.
Assim, é natural que a Tornado 300 seja superior no quesito tecnologia. Diferente da Lander, tem ABS nas duas rodas, LCD completo e iluminação full-LED. Ainda, embreagem assistida e deslizante. São recursos que agradam quem busca uma moto ‘com tudo o que ela pode oferecer’, além de ganhar pontos na segurança e conforto.
3. Vai acelerar forte no off-road
Sim, a Lander 250 é uma moto trail que topa qualquer aventura, mesmo no off-road. Porém, a Tornado está alguns os adiante quando o assunto é aptidão para o fora de estrada. Na visão da Honda, é quase uma ‘moto de trilha emplacável‘ para andar na cidade.
Afinal, seu chassi garante muita agilidade graças às raízes na CRF 250F, uma moto de competição off-road. Além disso, possui banco reto para facilitar movimentações em buracos e canaletas, bem como paralama dianteiro alto.
Também, tem trava para pneu e aros em alumínio, aumentando seu potencial de ‘tomar porrada’ em buracos e saltos. Para fechar, ainda há detalhes como a proteção ao lado da pedaleira, que reduz as chances da bota off-road enroscar no chassi.
Veja também:
- Ficha técnica, vantagens e mais! Saiba tudo da nova Tornado 300
- Melhor que Tornado? Como é a CRF 300 à venda no exterior
Deixe a Tornado e vá de Lander 250 se você…
1. Tem pressa para comprar a moto
Existe uma diferença básica entre Lander e Tornado 300: só uma delas está disponível para compra neste momento. A Honda é um lançamento e chega às concessionárias ao longo de agosto, o que significa que pode levar algumas semanas até de fato você estar de moto nova.
Já a Lander 250 é um produto consolidado, disponível há muitos anos no mercado. Assim, a rede de concessionárias da marca está constantemente abastecida com o modelo. Em muitos casos, inclusive, pode haver unidades a pronta entrega. Então, é melhor esperar a Tornado chegar ou acelerar uma Lander hoje mesmo?
2. Se importa mesmo é com o custo benefício
Tudo bem que a Tornado 300 é melhor equipada, mais nova e com desempenho superior à Lander. Porém, para muitos clientes estas vantagens não compensam o valor adicional do modelo da Honda. Algo na casa dos R$ 2.500 segundo o preço sugerido, mas que pode ar dos R$ 5 mil em determinadas regiões.
Além disso, os pontos positivos da nova Tornado não reduzem os atributos da XTZ. A Yamaha é conhecida por ser uma moto versátil, econômica, confortável e robusta. E, para muitos clientes, isso basta. Assim, quem não busca ‘a melhor moto do mercado’ pode ser plenamente atendido pela Lander e ainda economizar uma bela grana.
3. Privilegia o pós-venda
A Lander 250 tem algumas vantagens curiosas sobre a Tornado 300. Uma delas está no catálogo de cores, afinal oferece 3 opções aos seus clientes, enquanto os fãs da Honda precisam se contentar com o vermelho – e em saber que todas as Tornado’s do país serão idênticas à sua.
Outro argumento de venda da veterana Lander está no pós-venda, uma vez que tem garantia maior que a rival. São 4 anos de garantia mais participação do Programa Revisão Preço Fixo, que informa quais serão os custos das revisões antes mesmo de efetuar o negócio. Já na Honda, são 3 anos de garantia e fornecimento de óleo gratuito em algumas revisões.