O consórcio de motos alcançou a marca de mais de 25 bilhões de Reais em créditos comercializados, no ano ado. Em resumo, foi o maior volume da história, conforme o indicador que representa a somatória dos valores das cotas. Veja quantas motos foram entregues pela modalidade no Brasil em 2024.
Meio milhão? Motos entregues por consórcio
Ao longo de 2024, o sistema de consórcios disponibilizou mais de R$ 13 bilhões para a compra de motocicletas. Daria para comprar o equivalente a mais de 650 mil unidades da motocicleta mais vendida do Brasil, a popular Honda CG 160. Para se ter uma noção, o volume de recursos colocados à disposição, dos contemplados, praticamente dobrou em relação a 2020.
Valor disponibilizado para compra de motos, pela modalidade, foi bilionário no ano ado – Foto: Divulgação/KTM
Porém, as contemplações se mantiveram com estabilidade no ano ado, fechando em 693,62 mil consorciados contemplados. O recorde anual aconteceu em 2014, quando ocorreram 771 mil contemplações.
Entretanto, vale acrescentar que pelo terceiro ano consecutivo as motos, ou valores entregues, fecharam acima do patamar de 600 mil. Os dados são da ABAC – Associação Brasileira de as de Consórcios.
Mais de 3 milhões de consorciados
Em dezembro do ano ado, o total de participantes ativos na modalidade, para compra de motos, chegou a 3,03 milhões. Além disso, os resultados do fechamento do ano foram os melhores desde meados de 2014 – o recorde anterior eram os 3,06 milhões, em abril daquele ano. Entretanto, os números podem crescer ainda mais em 2025.
Marcas de nicho como a Triumph tem aderido a modalidade como forma de oferecer novos modelos mais íveis a um novo publico na marca – Foto: Divulgação/Triumph
Segundo análises da ABAC, fatores como a crescente demanda por serviços de entrega e transporte individual, utilizando-se das motos, tendem a aumentar o número de consorciados.
Outra questão considerada é a importância da moto na solução para o trânsito, nas principais cidades do país. Enfim, as perspectivas para o consórcios de motocicletas é de alta de 2% para 2025.
Detendo cerca de 70% do mercado de motos, Honda também é uma gigante nos consórcios – Foto: Divulgação/Honda
Uma gigante de mercado
A Honda Serviços Financeiros é um importante pilar de negócios da marca japonesa aqui no Brasil. Em 2024, o banco da marca foi responsável por 45% das vendas de motocicletas em todo o Brasil.
E o Consórcio Honda foi um dos destaques, com uma participação de, em média, 30% das vendas no segmento de motos. Enfim, a marca teve mais de 1 milhão de cotas comercializadas, somente no ano ado, um recorde histórico!