A marca japonesa está focada no desenvolvimento de seu próprio sistema ADAS (Advanced Driver Assistance System). Essa novidade já foi apresentada ao público no ano ado, durante o Salão de Milão EICMA 2024. ‘tablet’ e câmeras? Confira como as motos Honda terão novo sistema de segurança.
Motos Honda terão novo sistema de segurança
As motos Honda poderão contar com uma evolução em breve, graças a um novo sistema ADAS. Em resumo, a novidade é um conjunto de tecnologias, que ajuda o condutor a guiar a motocicleta de forma mais segura e confortável.
‘tablet’ e câmeras, assim pode ser o futuro sistema das motos Honda para mais segurança – Foto: Divulgação/Honda
No entanto, não foi a Honda que apresentou oficialmente a novidade, mas a Hitachi Astemo, uma multinacional que produz componentes para automóveis e motos – especialista em sistemas de powertrain, de freio e assistência para motocicletas.
Em resumo, o novo sistema ADAS – ainda em estudo – tem a ideia de usar câmeras em vez de radares. Embora não possam “ver” através de neblina ou spray como um radar, as câmeras têm a vantagem de serem capazes de reconhecer cores e luzes.
Novidade estudada foi apresentada discretamente no estande da Hitachi em novembro, em Milão – Foto: Divulgação/Honda
Desta forma, um sistema ADAS baseado em câmera poderia reagir a sinais de trânsito ou luzes de freio à frente. Mais do que isso, o componente poderia apresentar uma visão mais detalhada da estrada em um grande na dianteira, para assistência em situações adversas.
Curiosamente, enquanto a Honda é uma liderança quando o assunto é ADAS no setor automotivo, entre as motos a marca ainda está atrás das rivais. No mercado de quatro rodas japonês, o sedã Legend foi o primeiro a alcançar a “autonomia de nível 3”, capaz até de rodar sozinho no trânsito sem exigir monitoramento pelo piloto.
Sistemas da radar já estão presentes nas principais big trail do mercado, como visto na dianteira da Ducati Multistrada – Foto: Divulgação/Ducati
Porém, no mercado de duas rodas, as motos Honda ainda não contam com novidades vistas em marcas como Ducati, BMW, Kawasaki e Yamaha – que utilizam radar para assistência em modelos topo de linha e .
Será que agora veremos um novo sistema equipando as motos Honda topo de linha como a Africa Twin? Vamos aguardar os próximos capítulos do projeto da marca como a Hitachi.