Honda, Royal Enfield, CFMoto, Moto Morini… Várias marcas estão apostando nas motos trail de média cilindrada, entre 300 e 450 cc. Elas conquistam cada vez mais fãs no mundo das duas rodas por serem bastante versáteis e confortáveis.
Essas motos são mais leves que as big trail, mas igualmente capazes de encarar estradas e terrenos acidentados, combinando diversão no asfalto e off-road com economia e facilidade de pilotagem.
Se você está em busca de uma moto equilibrada para o dia a dia e para aventuras, esse segmento pode ser a escolha ideal. Listamos aqui 5 vantagens que mostram por que essas motos trail de médio porte estão ganhando tanto espaço no coração dos motociclistas.
Economia
As motos trail dessa categoria costumam ser bastante econômicas quando comparadas a modelos maiores. Com motores mais eficientes e leves, elas entregam um consumo médio que pode variar entre 25 e 35 km/l, dependendo do modelo e do estilo de pilotagem. Isso significa mais quilômetros rodados gastando menos combustível, ideal tanto para deslocamentos urbanos quanto para viagens.
Um bom exemplo dessa economia é a Honda Tornado 300, que utiliza o motor de 293,5 cc, que gera 24,8 cv e 2,74 kgf.m de torque (etanol). Essa trail da honda faz em média 32 km/l na cidade e 35 km/l na estrada.
Manutenção mais ível
Outro ponto positivo das motos trail de 300 a 450 cc é a manutenção mais barata em relação as big trail. Peças de reposição são mais íveis e os intervalos de revisão costumam ser mais longos do que uma 160 vc. Algumas motos trail tem programa de manutenção tabelada, ou seja, valores das revisões são fixas, como é o caso da Yamaha e Royal Enfield.
Fácil pilotagem
A combinação de peso moderado, estrutura um pouco mais esguia e ciclística bem equilibrada faz com que essas motos sejam fáceis de pilotar. As motos trail são mais ágeis no trânsito e facilitam o uso em trilhas e estradas mais acidentadas. Além disso, a posição de pilotagem elevada melhora a visibilidade e proporciona uma sensação maior de controle.
Veja também:
Yamaha Ténéré 700 no Brasil: Primeiro lote com 150 unidades se esgota em 25 minutos
Teste ride: 5 coisas para saber antes de comprar a Himalayan 450
CFMoto confirma o lançamento no Brasil, de um de seus modelos mais aguardados
Desempenho mais acertado
Com motores que variam entre 25 e 45 cv, as motos trail oferecem um desempenho equilibrado, suficiente para encarar estradas, vias expressas e trilhas leves. Elas costumam oferecer torque suficiente para garantir boas retomadas e são capazes de manter velocidades de cruzeiro com conforto. Além disso, sua leveza faz com que tenham uma relação peso-potência bem interessante para aventuras off-road.
Um bom exemplo é a Royal Enfield Himalayan 450, que possui motor de 450 cc capaz de gerar 40 cv de potência e entregar torque de 4 kgf.m. Além de desempenhar bem no off-road, ela entrega ótima performance também na cidade e nas estradas.
Conforto
As motos trail de 300 a 450 cc geralmente contam com suspensões de longo curso, bancos ergonômicos e uma posição de pilotagem relaxada. Esses fatores fazem com que elas sejam muito mais confortáveis do que outros modelos urbanos ou esportivos, especialmente em trajetos longos ou em terrenos irregulares.
Um bom exemplo de trail de média cilindrada é a Kawasaki Versys-X 300. Ela utiliza o motor bicilíndrico de 296 cc que entrega potência de 39 cv a 11.500 rpm e torque de 2,7 kgf.m a 10.000 rpm. Apesar de ser uma moto com motor esportivo a japonesa tem bastante conforto, principalmente na versão Touring que é preparada para pegar a estrada.