Você é fã das motos BMW? A marca alemã tem uma legião de iradores mundo afora, especialmente pela tecnologia e status aos quais estão ligados seus produtos. Talvez um pouco deste sucesso possa ser compreendido ao vermos a forma milimetricamente ensaiada que suas motocicletas ganham vida em uma fábrica. Aqui, podemos ver o nascimento da superbike S 1000RR e da roadster R 1250 R.
Montagem de motos BMW na fábrica
Embora o processo seja mecanizado, a mão de obra humana está presente em quase todas as etapas para tarefas que exigem um trabalho mais artesanal. Assim como, parafusaria, polimentos e manuseio das próprias máquinas na fábrica BMW.
Os dois modelos que aparecem na linha de montagem são a S 1000 RR e a R 1250 R. No vídeo é possível analisar que as peças são testadas a cada etapa e que o motor recebe uma atenção especial – e não é por menos.
O coração da motocicleta a por vários testes de confiabilidade e desempenho antes de se juntar à moto. Equipamentos como o dinamômetro e um túnel de vento que podem realizar testes especializados. Assim como a Máquina de Medição por Coordenadas CMM, que plota pontos de medição em um espaço cartesiano usando uma sonda que fornece uma medição precisa da peça em questão.
Desta forma, com o motor testado e aprovado, a moto começa a ganhar corpo com as carenagens, faróis, rodas e outras partes que vão se juntando e dando vida a estas motos BMW. Em seguida, os supervisores adicionam componentes como virabrequins, pistões e escapamentos também de forma manual.
Por fim, a motocicleta é embalada e encaixotada para ser destinada a algum revendedor ou comprador final. A estrutura da empresa mostra que apenas uma motocicleta é manuseada por várias máquinas e funcionários da fábrica BMW, que opera em larga produção diariamente.
Veja também: